Regulamento Paciente/Visitante

1. O que levar ao internar-se
  • A Recepção de Internação formaliza a acolhida dos pacientes, mediante a apresentação dos seguintes documentos originais: carteira de identidade, carteira do convênio e guia de internação autorizada.
  • Objetos de valor não devem ser trazidos, seus pertences estão sob sua responsabilidade.
  • O hospital fornecerá roupas hospitalares para você usa-las enquanto estiver internado (camisola e o enxoval completo). È permitido que você traga objetos de uso pessoal, como escova e creme dental, pentes, chinelos entre outros.
Não é permitida a entrada de arranjos florais, devido ao risco de contaminação.É proibido trazer medicamentos e alimentação para pacientes e/ou acompanhantes. Temos programa de nutrição/dietética e medicação com orientação médica, fundamental para o pleno restabelecimento do paciente.
2. Diárias
A diária começa no momento da internação e vence às 10h do dia seguinte. A permanência após esse horário implica a cobrança de uma taxa adicional.
3. Horário de Visitas

Apartamentos

Diariamente de 8 h as 20h, sendo permitido 4 (quatro) visitantes por vez

Enfermarias

Diariamente de 14 h as 16 h, sendo permitido 2 (dois) visitantes por vez.
Não é permitida a entrada de menores de 12 (doze) anos nos apartamentos e enfermarias.
 

Centro de Terapia Intensiva:

Possui 30 leitos, as visitas são dividas por leito e existem dois horários para visitação. Diurno Leito 01 ao 10 – 12:00 às 13:00 Leito 11 ao 20 – 13:00 às 14:00 Leito 21 ao 30 – 14:00 às 15:00  
Não é permitida a entrada de menores de 14 (quatorze) anos no CTI.
  Lembramos que o excesso de visitas e permanência destas além do horário permitido pode perturbar o repouso do paciente e os procedimentos de enfermagem e médicos prejudicando a sua recuperação; Solicitamos a compreensão de todos para que os horários acima citados sejam respeitados, visando uma melhor recuperação do paciente.
4. Acompanhantes

Centro de Terapia Intensiva

não é permitido acompanhante e as visitas são restritas.

Quartos privativos

A presença do acompanhante está relacionada com a modalidade adquirida do seu plano de saúde (para obter maiores informações verifique com a recepção central).

Enfermarias

Não são permitidos acompanhantes, salvo aos maiores de 65 anos, que tem o direito previsto no Estatuto do Idoso, no entanto o acompanhante tem ser do mesmo sexo do paciente.

Horário de refeições para acompanhante

A primeira refeição a ser servida é a do paciente em seguida segue a refeição do acompanhante que é servida no próprio apartamento. Aos que possuírem o direito de ficar com acompanhante em enfermaria deverão fazer sua refeição no refeitório do hospital. Não será oferecida nenhuma refeição ao acompanhante dentro da enfermaria. Café da manhã: 07:30 às 08:00 Almoço: 12:00 às 13:00 Lanche: 15:00 às 15:30 Jantar: 18:00 às 18:30 Ceia: a partir das 20:00
As refeições deverão ser pagas antecipadamente na recepção e solicitadas com antecedência de 1 (uma) hora no ramal da copa 9124 – 9024. A diária de acompanhante inclui o café da manhã e o enxoval. O enxoval do acompanhante será entregue pela camareira do andar após as 16 h.
5. Transferências

Transferência Interna

Caso haja necessidade de transferência do paciente para o CTI, o acompanhante ou familiares, deverão retirar os pertences do paciente e liberar de imediato a acomodação.

Transferência para outro hospital

A transferência para outro hospital é realizada mediante parecer e autorização do médico responsável. Em caso de transferência solicitada pelo paciente ou por seu responsável, a liberação ocorre com a assinatura pela família do Termo de Responsabilidade, incluindo a solicitação de vaga e contato com o convênio.
6. CTI

Após a alta do CTI, o paciente pode ir direto para casa?

Normalmente, após a alta da UTI, o paciente é transferido para quarto privativo ou enfermaria – de acordo com os benefícios previstos pelo plano de saúde. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o tratamento necessita de continuidade, mas o paciente já não precisa de cuidados intensivos. Com menos freqüência ocorre a alta hospitalar direto do CTI.

Por que as informações pelo telefone são tão restritas?

Pelo telefone só é permitido fornecer informações ao familiar designado previamente como representante do paciente. Essa medida visa, primeiramente, garantir o sigilo das informações e resguardar a privacidade dos pacientes, bem como otimizar o tempo das equipes técnicas para atenção integral ao enfermo. Porém, uma boa maneira de se manter informado a respeito de um paciente é entrar em contato com o serviço social (tel. 2158-9000 ramal 9126) no horário de 8:30 às 10:00 que as assistentes sociais disponibilizam, diariamente, um boletim para acompanhar o estado de saúde dos pacientes hospitalizados.

Por que não pode haver revezamento de visitantes na CTI?

Como o nome bem diz, essa unidade requer cuidados intensivos com o paciente. Dessa forma, a movimentação de muitas pessoas e os ruídos, além de alterar a rotina do ambiente, poderiam colocar em risco a segurança e a eficácia do tratamento.

Por que ocorre atraso das visitas na CTI?

Dependendo da gravidade de alguns atendimentos ou de determinadas intercorrências, algumas vezes os médicos podem demorar a liberar a unidade para a entrada dos familiares. Vale lembrar que nessas unidades, dependendo do quadro do paciente, situações como parada cardíaca e respiratória, entre outros eventos clínicos, precisam de intervenção imediata, mobilização ágil das equipes técnicas e tranqüilidade no ambiente.
7. Exames
Os exames realizados fora da instituição são de responsabilidade do médico-assistente e do responsável pelo paciente. Os exames realizados durante a internação estarão disponíveis após a alta, no do 3º dia útil (exceto para exames de maior complexidade, o prazo poderá ser estendido). Exames de sangue, fezes e urina devem ser retirados no laboratório, localizado no prédio anexo ao hospital, (Rio-Madri, andar A1) ramal 9098 ou 9018; Exames de raio x e ultrasonografia devem ser retirados no setor de radiologia, localizado no prédio anexo ao hospital, (Rio-Madri, andar A1) ramal 9157; Exames de ecocardiograma e doppler devem ser retirados na sala 701, localizado no prédio anexo ao hospital, (Rio-Madri, andar A1) ramal 9164.