História e Missão

Eventos Históricos

Hospital Espanhol

Desde sua inauguração em 1928, o Hospital Espanhol obteve colaborações importantes: de órgãos espanhóis, por meio do Consulado, de cidadãos brasileiros e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – que isentou a instituição de seus impostos. Ganhou notabilidade e amplitude, não apenas em termos espaciais, como também em termos administrativos, quando em 1929 foi criada uma estrutura gestora específica.

Tanto a classe médica quanto a comunidade local desempenharam papel importante na consolidação do Hospital como instituição.

Os médicos auxiliaram ao reconhecerem o vigor do Hospital, o que levou ao pedido de sua cooperação na cruzada pela extinção da febre amarela na capital. Evidentemente que não se pode esquecer dos associados, que auxiliaram imensamente com suas doações.

A exemplo da grande importância dessa constante ajuda, é possível relembrar um episódio específico ocorrido na Baía de Guanabara, em que o Hospital Espanhol foi o responsável por socorrer todas as vítimas espanholas que estavam embarcadas num navio atingido acidentalmente por uma bala de canhão, função que cumpriu gratuitamente, justamente mediante somas doadas pela colônia para este fim.

Em retribuição, ele sempre travou com seus associados uma relação afetiva e, de certa forma, familiar, não num sentido amador ou pouco profissional, mas no sentido mais sensível da palavra, de conhecimento cuidadoso do associado e de sua história, o que permite um atendimento pautado em carinho, atenção e responsabilidade, característica que, orgulhosamente, mantém até hoje.

Atuação Presente com Sensibilidade, Qualidade e Tecnologia

Instituição Classe A

O Hospital Espanhol desfruta atualmente de uma tradição que lhe permite a confiabilidade em seu atendimento, infraestrutura moderna e reconhecimento da sociedade.

Ampliação das especialidades clínicas e cirúrgicas, dos serviços e dependências, aperfeiçoamento da área de hotelaria, expansão do CTI, aquisição de equipamentos de última geração, modernização do Centro Cirúrgico e aprimoramento de uma Emergência 24 horas são alguns exemplos dessas importantes vitórias. Conquistas que, como ocorreu com todas as alcançadas pela SEB ao longo dos anos, não passaram despercebidas pela comunidade do Rio de Janeiro, que hoje vê nessa modernidade e nas suas equipes capacitadas, integradas e multidisciplinares um motivo a mais para procurar o Hospital Espanhol quando se trata de cuidado com a saúde.

A SEB possui todos os motivos para comemorar em grande estilo os seus 150 anos de história. Obviamente, a SEB encontrou muitas dificuldades no caminho que percorreu, mas nenhuma delas diminuiu o desejo vital da instituição de valorizar a origem espanhola dos imigrantes e o seu pertencimento à sociedade carioca. Nessa caminhada, o sentimento de solidariedade em relação aos seus patrícios foi sempre o alimento desse desejo, mas não se pode esquecer que essa solidariedade se estendeu para além dos espanhóis; estendeu-se também para aqueles que os acolheram tão calorosamente: os brasileiros.

Eventos Importantes

Centro de Emergência – 13 de junho de 2002

Inauguração do Centro de Emergência do Hospital Espanhol, uma importante etapa do seu plano de modernização. Para o Presidente da diretoria responsável pela inauguração do Centro de Emergência, “o Hospital Espanhol buscará sempre atualizar seus procedimentos, não só na área clínica, médica e de pronto-socorro, mas também em sua administração, ponto básico para que todo o conjunto funcione perfeitamente”; tal pensamento continua a reger a continuidade dos trabalhos do atual corpo diretor, hoje sob a Presidência de José Sanmartin Anido.

Instituição Classe A – outubro de 1994

Pelo esforço de funcionários e de uma diretoria comprometida com o bem-estar do público em geral, desde outubro de 1994, o HE foi classificado como instituição Classe A pela Associação de Hospitais e Clínicas da Cidade do Rio de Janeiro (a transcrição do documento citado pode ser verificada na seção Comunicado aos Associados).